O 737-200 foi uma versão estendida do 737-100, lançada para se adequar às necessidades do mercado dos EUA. A United Airlines foi o cliente estreante do modelo, que foi lançado em 1965, e teve seu Roll-out em 27 de Junho de 1967, entrando em serviço em 1968. O modelo foi posteriormente aperfeiçoado como 737-200 Advanced, tendo uma melhor aerodinâmica, motores mais potentes, maior capacidade de combustível e alcance maior, e se tornou a versão de produção padrão da Boeing. O 200 Advanced também era disponível nas versões Conversível (passageiros/carga), “Quick Change” (passageiros diurno/carga noturno), 737-200 Executive Jet (semelhante em configuração ao atual BBJ) e 737-200HGW (High Gross Weight – peso bruto elevado).
A última entrega do 737-200 aconteceu em 8 de agosto de 1988 para a empresa Xiamen Airlines da China.
Após 50 anos do primeiro, ainda há 737-200 voando em países do Oriente médio e na África. Nos EUA, ainda há uma grande operadora desses, a famosa ''Janet Airlines''.
O apelido de breguinha:
Devido sua defasagem após a chegada do 737-300 ao Brasil, na época a Rede Globo exibia a novela Brega e Chique, onde aparecia os 737-300 da Varig na ponte aérea, e então o 737-200 ficou com o apelido de Brega, enquanto o 737-300 ficou com o apelido de Chique, o -200 pegou o apelido de Brega e continuou carinhosamente sendo chamado de Breguinha, até os dias de hoje, enquanto o chique do -300 não pegou.
História de operadores de breguinha no Brasil:
- Varig ( 15 unidades)
- Cruzeiro ( 6 unidades)
- Vasp (22 unidades)
-FAB (2 unidades)
-Rico ( 3 unidades )
-TAF ( 3 unidades)
-Nacional (4 unidades)
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